SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3A qualidade do serviço como determinante da satisfação dos turistas nos hostels de Lisboa: the case of LisbonDeterminantes externos e internos da acumulação de capacidade tecnológica em empresas de bens de capital índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

SCHUSTER, Marcelo; DIAS, Valéria  e  BATTISTELLA, Luciana. Os efeitos da servicescape na satisfação, lealdade e word of mouth para consumidores no Brasil. RGPLP [online]. 2016, vol.15, n.3, pp.19-39. ISSN 1645-4464.

Diversos estudos exploraram a qualidade dos serviços prestados ao consumidor, no entanto faltam pesquisas que investiguem em profundidade os aspectos do marketing de intangíveis, incluindo as evidências físicas e suas influências no comportamento do consumidor. O objetivo deste estudo foi verificar como as dimensões da servicescape (condições ambientais, funcionalidades, sinais e artefatos) influenciam na satisfação, lealdade e o comportamento de divulgação (word of mouth, WOM), dos consumidores de centros de compra do Brasil. Além disso, pretendeu-se verificar o impacto da satisfação e da lealdade na WOM. Para tanto, foi realizada uma investigação de natureza quantitativa, por meio da modelagem de equações estruturais, com uma amostra de 490 consumidores. Os aspectos visuais e sensoriais são os mais determinantes na lealdade do consumidor, já os aspectos funcionais de ambiente exercem maior influência na satisfação.

Palavras-chave : Servicescape; Ambiente de Serviços; Centro de Compras; Satisfação; Lealdade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons