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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

versão impressa ISSN 1645-4464

Resumo

VERISSIMO, Diogo. O Bilby da Páscoa como estratégia de contra-marketing para a conservação da biodiversidade. RGPLP [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.59-72. ISSN 1645-4464.

Os marketers sociais deparam-se, por vezes, com mensagens antagónicas promovidas por outros agentes sociais, sendo exemplo disto as indústrias do tabaco e do álcool. Estes esforços podem diminuir consideravelmente o impacto dos esforços de marketing social, obrigando os marketers sociais a desenvolver estratégias de contra-marketing para mitigar o impacto das mensagens desenvolvidas pela concorrência. Neste artigo, examina-se a criação da marca social Bilby da Páscoa, como um competidor para o popular «Coelhinho da Páscoa» na Austrália. O coelho é uma espécie invasora, neste país, tendo causado enormes danos à sua biodiversidade. Por isso, durante a década de 1980, surgiu a ideia de usar o bilby, um marsupial australiano endémico, como um novo símbolo da Páscoa. Neste artigo, é investigado o valor do Bilby da Páscoa enquanto marca, tanto para o cliente como em termos financeiros.

Palavras-chave : Austrália; Branding; Coelhinho da Páscoa; Espécies Invasoras; Marketing Social.

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