SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Police Science and Cameralism in Portuguese Enlightened Reformism: economic ideas and the administration of the state during the second half of the 18th century índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Journal of Portuguese History

versión On-line ISSN 1645-6432

Resumen

VIEIRA, F.; SILVA, H.  y  PINTO, P.. Evolution of Nursing Education in Portugal: a historical analysis of the Nursing School at the Hospital Geral de Santo António in Porto (1896-1947). e-JPH [online]. 2010, vol.8, n.1, pp.48-59. ISSN 1645-6432.

O estudo pretende analisar a evolução histórica do ensino de enfermagem no Hospital Geral de Santo António, no Porto, desde a criação da escola de enfermagem em 1896, até a normalização curricular do ensino de enfermagem em Portugal, datada de 1947, pelo Decreto-Lei 36.219. Aplicando uma metodologia qualitativa, a presente análise histórica da documentação original (utilizando os Relatórios da Santa Casa da Misericórdia do Porto os Estatutos e Regulamentos da Escola de Enfermagem) mostrou-nos um contexto de actualização científica das disciplinas à saúde relacionadas e ao conceito de salubridade nos hospitais nacionais. Estabelecemos ainda uma relação entre o desenvolvimento do corpo médico e dos profissionais de saúde de importância menor como factor relevante para cumprir o objectivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados. Neste contexto, a Escola de Enfermagem foi criada com base na aplicação de curativos, e os conceitos de sepsia e anti-sepsia. Em 1935, o curso é reformulado e, nos seus novos estatutos, as disciplinas teóricas e práticas passarão a deter maior importância. Finalmente, em 1947, por iniciativa governamental, o currículo de enfermagem é normalizado em todo o território nacional entrando, o ensino de enfermagem, numa nova era da sua existência. Esta Escola de Enfermagem iniciou assim um processo de acreditação profissional e a construção de curricula mais exigente, visando responder às necessidades constantes de uma sociedade em mutação, de que o século XX é um bom exemplo.

Palabras clave : Portugal; História da Enfermagem; Educação em Enfermagem; História do Ensino de Enfermagem; Escola Superior de Enfermagem do Porto; Santa Casa da Misericórdia; Hospital Geral de Santo António.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons