SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1António Manuel Hespanha and the National Commission for the Commemoration of the Portuguese DiscoveriesBeloved Professor Hespanha índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Journal of Portuguese History

versão On-line ISSN 1645-6432

Resumo

PUNTONI, Pedro. Revisionism in the Tropics: The Political Model of the Portuguese Colonial Empire, by António Manuel Hespanha. e-JPH [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.76-105.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/8w8x-pq82.

Este artigo procura realizar uma breve arqueologia da constituição de um modelo político do império colonial português nos textos de António Manuel Hespanha. Em seu trabalho de doutorado, As Vésperas do Leviathan (1989), o historiador reconheceu que sua investigação limitava-se aos quadros de Portugal continental. Não obstante, confessava seu interesse em expandir sua abordagem inovadora para o além-mar. Com efeito, desde 2000, o historiador realizou aquilo que foi identificado como uma espécie de imperial turn (virada imperial) em sua obra; escrevendo diversos trabalhos em que procurou justamente definir um modelo para a compreensão das estruturas de poder e as instituições políticas nos contextos coloniais do império português da Época Moderna. A proposta deste artigo é percorrer criticamente o caminho que o levou a esta virada para o Império e entender como suas formulações (e reformulações) foram sendo modificadas a partir do diálogo construtivo que se estabeleceu com a produção historiográfica, notadamente a brasileira.

Palavras-chave : António Manuel Hespanha (1945-2019); Historiografia portuguesa; Império colonial português; Colonização, História política.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )