SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1The Intellectual Biography of Pracasha (1928-1937) as a Contribution to the Cultural Study of Democratic Thought in GoaPractices and Representations: The Portugal of Michel Giacometti author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


e-Journal of Portuguese History

On-line version ISSN 1645-6432

Abstract

CHAN, Catherine S.  and  MARQUES, José Luís de Sales. Extradition, Extraterritoriality, and Murder: Managing Portuguese Criminals in Chinese Port Cities. e-JPH [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.128-146.  Epub Oct 31, 2021. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/5473-e932.

Usando o caso de um crime ocorrido em 1933, conhecido como o caso do corpo encontrado na bagagem de um navio que fazia a carreira entre Xangai e Yokohama, como ponto de partida, este estudo explora a extraterritorialidade portuguesa na China para lançar luz sobre o sistema jurídico transfronteiriço do império português e os vários propósitos a que serviu, que iam muito além da busca pela justiça. O sistema jurídico português na China foi integrado numa rede mais ampla que exigia que os processos judiciais relativos a casos criminais graves transpusessem fronteiras e ocorressem em cidades controladas por portugueses dentro e fora da China. Para além de relevar as suas características transfronteiriças, este estudo revela também, através de vários processos de extradição e criminalidade, as finalidades políticas e diplomáticas que os direitos extraterritoriais serviam a Portugal e à administração de Macau em domínios que ultrapassavam os limites da justiça.

Keywords : Extraterritorialidade portuguesa; China moderna; Macau; Judicial; Colonialismo.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )