SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A Government of Indigenous Peoples: Administration, Land, and Work in the State of Brazil during the Portuguese Empire (1548-1822) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Journal of Portuguese History

versión On-line ISSN 1645-6432

Resumen

BETHENCOURT, Francisco. Managing Diversity in the Portuguese Empire. e-JPH [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.1-23.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/px7m-4439.

A produção da diversidade e a sua transformação em hierarquia e desigualdade social no Império português estão no centro deste ensaio. A conversão de populações locais e escravos ao Catolicismo foi a principal estratégia usada pelo Império Português para criar lealdade e reduzir diversidade. O reconhecimento e a integração de instituições indígenas no sistema político imperial significou governo indireto a nível local e aceitação de um grau de hibridismo institucional com diferentes camadas normativas. No entanto, o tráfico de escravos, a escravidão e a classificação das populações com discriminação e exclusão de indígenas produziram constantemente desigualdades, enquanto a violência colonial e a afirmação do domínio português alterou as dinâmicas locais de poder.

Palabras clave : Gestão; Diversidade; Imperialismo; Colonialismo; Universalismo; Violência; Racismo; Hierarquia; Desigualdade; Escravatura; Comércio; Religião; Normativa; Hibridismo; Norma; Estado.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )