SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Managing Diversity in the Portuguese EmpireA Matter of Control: Colonial and Humanitarian Population Management Strategies, Angolan Refugees’ Resistance, and the Politics of Difference (1961-1964) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Journal of Portuguese History

versión On-line ISSN 1645-6432

Resumen

MIRANDA, Bruno Romero Ferreira  y  DANTAS, Mariana Albuquerque. A Government of Indigenous Peoples: Administration, Land, and Work in the State of Brazil during the Portuguese Empire (1548-1822). e-JPH [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.25-50.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/5bt0-4s02.

A administração colonial e a gestão dos povos do Brasil foram temas recorrentes de várias análises historiográficas. Nota-se, contudo, a ausência de atores importantes no processo de construção da sociedade colonial: os povos indígenas. O objetivo desse artigo é debater, a partir de historiografia recente, aspectos centrais para o entendimento da governança dos povos indígenas do Brasil: a administração religiosa, a gestão de suas terras e o controle da mão de obra. Serão levados em consideração o papel dos indígenas enquanto sujeitos históricos, bem como suas relações com os agentes da Coroa, balizadas por resistências, adaptações e negociações.

Palabras clave : Povos indígenas; Aldeamento colonial; Terras indígenas; Trabalho indígena; Agência indígena.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )