SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A Matter of Control: Colonial and Humanitarian Population Management Strategies, Angolan Refugees’ Resistance, and the Politics of Difference (1961-1964)Taxing Calidad: The Case of Spanish America and the Philippines índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Journal of Portuguese History

versión On-line ISSN 1645-6432

Resumen

GUTHRIE, Zachary Kagan. Race and Labor in Beira during the Era of Imperial Reform. e-JPH [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.76-109.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/6h82-w449.

As reformas de 1961 foram inauguradas com o objetivo de estabelecer uma nova política de desenvolvimento e igualdade racial no império Português. O presente artigo analisa os efeitos destas reformas na cidade da Beira. As reformas trouxeram vantagens para alguns trabalhadores; apesar disso, as possibilidades de emprego ficaram, em muitos casos, restritas pelas práticas racializadas da sociedade colonial, ao mesmo tempo que a ideologia de Luso-Tropicalismo fez com que uma crítica aberta de racismo no império Português fosse difícil de fazer. Com base em cartas de trabalhadores publicadas no jornal Voz Africana, o artigo estuda a história do trabalho urbano nas “províncias ultramarinas” para elucidar a história do racismo e reforma na última fase do império português.

Palabras clave : Raça; Trabalho; Beira; Moçambique; Reforma no império.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )