SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Taxing Calidad: The Case of Spanish America and the Philippines índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Journal of Portuguese History

versión On-line ISSN 1645-6432

Resumen

SMITH, Edmond. Practicing Exclusion and Managing Diversity in England’s Trade and Empire, 1550-1700. e-JPH [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.130-155.  Epub 31-Dic-2021. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/zb5h-f430.

Nos séculos XVI e XVII, o comércio e o império ingleses desenvolveram-se a uma escala global, em espaços caracterizados por diversidade cultural, populacional e de práticas de negócio. Os mercadores ingleses responderam aos desafios apresentados por estas diversidades através do desenvolvimento de uma série de inovações institucionais, de forma a administratrar, controlar e facilitar a participação do grupo num contexto internacional de negócios. Uma das respostas institucionais aos desafios impostos pelas várias diversidades for o desenvolvimento de formas corporativas de organização do negócio, as quais institucionalizaram o fenómeno de exclusão como forma de controlo e administração da diversidade, em Inglaterra e no estrangeiro. Este artigo examina a forma de desenvolvimento destas práticas e a forma como as mesmas contribuiram para a emergência de um sistema de desigualdade no império britânico.

Palabras clave : Inglaterra no período moderno; Império britânico; Corporativismo; Negócios; Desigualdade; Diversidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )