SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Introduction: Migrations, Diasporas, and Identities in Lusophone AfricaUm Portuense em África: Notes for a Biography of a Luso-African Archive índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Journal of Portuguese History

versão On-line ISSN 1645-6432

Resumo

AYIDA, Allegra. Pre-Colonial Lusophone Kingship and Elite Migrations: A Case Study of the Warri Kingdom. e-JPH [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.30-46.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/zzm1-km21.

Este artigo analisa como a realeza africana mudou como consequência de interações transculturais por causa da presença portuguesa nos séculos XVI e XVII na delta do Rio Níger no Golfo da Guiné. O reino de Warri, no início da Idade Moderna, matinha ligações com o mundo lusófono e a Europa através de missões diplomáticas e as migrações dos seus príncipes. A dinastia Warri é composta de vinte e um olus (reis), sendo que o mais recente foi coroado em 2021. Este artigo olha para as biografias de três olus sucessivos que reinaram entre o fim do século XVI e os meados do século XVII, e aborda as vidas destes olus por um prisma contemporâneo para melhor entender os entrelaçamentos de religião, comércio e migração de elites.

Palavras-chave : Realeza Africana; Cristianismo; sincretismo religioso; Warri; Itsekiri.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )