21 1Customs, Rites, and Popular Traditions: Domestic Sphere and Family Life Among Women of the Portuguese NationThe Uses of the Medieval Past in Contemporary European Political Discourse: Some Reflections Arising from the Portuguese Case 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


e-Journal of Portuguese History

 ISSN 1645-6432

ROSE, Sophie. Contesting Ketubas, Negotiating Nuptials: Sephardic Women and Colonial Law in Eighteenth-Century Suriname. []. , 21, 1, pp.54-72.   31--2023. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/1hbh-4d28.

Este artigo examina o envolvimento das mulheres judias portuguesas com as autoridades coloniais holandesas no Suriname no século XVIII. Apresenta um contexto histórico da comunidade sefardita do Suriname e o seu conjunto único de privilégios, em conjunto com uma elaboração da lei holandesa (colonial) sobre o casamento e os direitos de propriedade das mulheres judias. Em seguida, explora-se a prática judicial, mostrando como as mulheres judias, e predominantemente as viúvas, utilizavam ativamente as instituições coloniais para asseverar os seus direitos e interesses, e como as mulheres e as raparigas de idade de casar ocupavam uma posição complexa de considerável influência socioeconómica, junta a uma convergência de constrangimentos legais e familiares.

: Casamento; Ketuba; Kiddushin; Justiça; Caraíbas.

        ·     ·     · ( pdf )