SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Contesting Ketubas, Negotiating Nuptials: Sephardic Women and Colonial Law in Eighteenth-Century SurinamePortuguese Invasions in Paraguay-Río de la Plata During the Iberian Union: Moving Between Local Conflicts and Imperial Projects índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Journal of Portuguese History

versión On-line ISSN 1645-6432

Resumen

MIGUELEZ, Alicia  y  MARTINS, Pedro. The Uses of the Medieval Past in Contemporary European Political Discourse: Some Reflections Arising from the Portuguese Case. e-JPH [online]. 2023, vol.21, n.1, pp.73-102.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/0s30-cd74.

As referências ao passado foram sempre um motivo recorrente no discurso político. Tanto aludindo a acontecimentos mais recentes como a épocas, processos, eventos, figuras ou trabalhos temporalmente mais distantes, os atores e grupos políticos usam com frequência o passado para transmitir determinadas ideias ou aspetos da sua própria agenda. O presente artigo examina os usos da Idade Média no discurso político do século XXI, tendo Portugal como ponto de partida e situando-o no contexto europeu mais amplo. Debruçamo-nos sobre várias referências-explícitas e implícitas, verbais e não verbais-ao passado medieval feitas por agentes e grupos políticos a nível local, regional e nacional. Três questões conduziram a nossa investigação: 1) Serão a veracidade e a correção critérios relevantes para este tipo de discurso? 2) Em que medida são estes discursos eficazes? 3) Quais as diferenças entre ideologias políticas no que toca aos usos da Idade Média? A nossa tese é que a instrumentalização do passado medieval é algo que ultrapassa as fronteiras ideológicas, sendo que o seu valor reside mais na sua eficácia política que na veracidade das suas afirmações ou na intencionalidade/consciência por parte dos agentes que usam este instrumento retórico.

Palabras clave : Idade Média; usos do passado; medievalismo; discurso político; Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )