SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Portuguese Invasions in Paraguay-Río de la Plata During the Iberian Union: Moving Between Local Conflicts and Imperial ProjectsBritish Military Planning on Portugal in the Second World War índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Journal of Portuguese History

versão On-line ISSN 1645-6432

Resumo

MATOS, Paulo Teodoro de. Portuguese Colonial Cities on the Atlantic Coasts: A Demographic Study, 1776-1809. e-JPH [online]. 2023, vol.21, n.1, pp.133-172.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-6432.  https://doi.org/10.26300/cvy3-3k85.

A partir dos “mapas estatísticos da população,” disponíveis para o Atlântico português na transição para o século XIX, este artigo traça o perfil demográfico das cidades oficiais nos Açores, Madeira, África Ocidental e Brasil. Partindo de uma reflexão sobre o que seria uma cidade no Antigo Regime, e de uma proposta metodológica para o uso destas fontes, o artigo apresenta novos dados para a caracterização demográfica de 20 cidades. Além disso fornece algumas perspectivas para a sua comparação com outras realidades coloniais. O peso demográfico das cidades variava significativamente entre os territórios (e mesmo dentro destes). 10,4% da população da região atlântica vivia em cidades, valor próximo do registado em Portugal continental e, no caso do Brasil, claramente mais elevado face às congéneres da América espanhola. A moderada presença de europeus e o peso preponderante de populações escravizadas são um traço distintivo das cidades coloniais da África Ocidental e do Brasil. Nisto aproximavam-se das urbes da Monarquia hispânica nas Américas, mas com duas diferenças substanciais. Foi nas cidades do Brasil, e não da América espanhola, que a escravatura assumiu um carácter notavelmente mais urbano. Em segundo lugar a cidade brasileira não possuía contingentes indígenas contrastando com realidade hispânica, o que indicia padrões e formas de colonização diferenciadas.

Palavras-chave : Cidades; império colonial português; Atlântico; demografia; escravatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )