SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue5Education Missionaries and the Instituto Ponte Nova in BahiaEducational professionals and their training to intervene in pre-primary education and the beginning years of basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

SANCHES, Isabel. Compreender, Agir, Mudar, Incluir. Da investigação-acção è educação inclusiva. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.5, pp.127-142. ISSN 1645-7250.

Este artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns “menos nobre”, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )