SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue6Critical education and the development of a multi-ethnic citizenship. A Southern European perspectiveThe collective experience as a source of learning in the struggle of the Brazilian no-land movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

STRECK, Danilo R.. Encobrimentos e emergências pedagógicas na América Latina . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.6, pp.55-66. ISSN 1645-7250.

Este ensaio situa a reflexão no espaço entre as ausências ou ocultamentos e emergências pedagógicas na América Latina, tendo como referências a pedagogia do Outro (Paulo Freire), a sociologia das ausências e emergências (Boaventura de Sousa Santos) e os processos participativos de caráterer emancipatório. Argumenta-se que existe no pensamento popular uma matriz, historicamente formada, que por sua vez se constitui como base para experiências socialmente inovadoras. Na formação desta matriz encontram-se, entre outras, as pedagogias da sobrevivência, da resistência e da relação. São, por fim, apontadas algumas práticas pedagógicas onde, de forma criativa, esta matriz se atualiza e recompõe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )