SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Ética ambiental e educação nos novos contextos da ecologia humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

PACHECO, José Augusto  y  PEREIRA, Nancy. Globalização e identidades educativas. Rupturas e incertezas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2006, n.8, pp.13-28. ISSN 1645-7250.

Com este artigo pretende-se debater escolar e curricularmente a globalização e a identidade como dois espaços posicionais que configuram as políticas educacionais, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto.Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.

Palabras clave : Globalização; currículo; identidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )