SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8From integration to school inclusion: crossing perspective and conceptsSchool Textbooks, knowledge building and the learner’s autonomy. An instrumental case study of teachers and students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

CARVALHO, Maria Eulina Pessoa P. de. O dever de casa como política educacional e objecto de pesquisa . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2006, n.8, pp.85-102. ISSN 1645-7250.

O dever de casa capitaliza explicitamente o tempo e os recursos materiais e simbólicos dos pais/mães, constituindo um foco da política educacional de promoção do sucesso escolar via incentivo à participação da família na escola, nos Estados Unidos e no Brasil. Seu enfoque permite examinar aspectos implícitos das interações entre escola e família no atual contexto mundial de reforma educacional neoliberal, que veicula a retórica de que escola pública boa começa em casa. Enfatizado como uma solução para elevar o aproveitamento escolar, o dever de casa é fundamentalmente uma questão política com implicações para um projeto de equidade educacional. Como componente do processo ensino-aprendizagem e da avaliação do aproveitamento escolar, afeta o planejamento pedagógico e o trabalho docente, bem como a vida familiar, ao pressupor conexão entre as atividades de classe e de casa, e uma estrutura doméstica de apoio. A consideração das implicações das práticas de dever de casa abre uma ampla agenda de pesquisa.

Keywords : dever de casa; relações escola-família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )