SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue8School Textbooks, knowledge building and the learner’s autonomy. An instrumental case study of teachers and studentsPopular Universities: Context and Development of Adult Training Programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

OLIVEIRA, Dalila  and  MELO, Savana. Conflito docente no Brasil e manifestações sindicais: natureza e significados . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2006, n.8, pp.117-132. ISSN 1645-7250.

Este artigo discute algumas tendências concernentes à natureza e ao significado dos conflitos docentes ocorridos no Brasil entre os anos de 1998 e 2003, a partir de suas manifestações acolhidas ou preconizadas pelos sindicatos. Procura-se identificar e analisar os conflitos manifestos no período, desenvolver reflexão sobre a especificidade do trabalho docente e apresentar alguns aportes teóricos para ampliar a compreensão desses fenômenos. Como resultado, buscou-se quantificar e qualificar os conflitos, identificando os protagonistas e analisando a principal motivação desses, seus desenlaces e as vitórias obtidas. Conclui-se que o trabalho pedagógico vem sendo reestruturado nos últimos anos, em decorrência das reformas educacionais empreendidas, o que pode estar dando lugar a novos problemas, conflitos e resistências, como expressão da insatisfação dos docentes.

Keywords : Sindicalismos; docentes; lutas sindicais; insatisfação docente; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )