SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número8Os manuais escolares, a construção de saberes e a autonomia do aluno. Auscultação a alunos e professores.As universidades populares: Contexto e desenvolvimento de programas de formação de pessoas adultas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

OLIVEIRA, Dalila  y  MELO, Savana. Conflito docente no Brasil e manifestações sindicais: natureza e significados . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2006, n.8, pp.117-132. ISSN 1645-7250.

Este artigo discute algumas tendências concernentes à natureza e ao significado dos conflitos docentes ocorridos no Brasil entre os anos de 1998 e 2003, a partir de suas manifestações acolhidas ou preconizadas pelos sindicatos. Procura-se identificar e analisar os conflitos manifestos no período, desenvolver reflexão sobre a especificidade do trabalho docente e apresentar alguns aportes teóricos para ampliar a compreensão desses fenômenos. Como resultado, buscou-se quantificar e qualificar os conflitos, identificando os protagonistas e analisando a principal motivação desses, seus desenlaces e as vitórias obtidas. Conclui-se que o trabalho pedagógico vem sendo reestruturado nos últimos anos, em decorrência das reformas educacionais empreendidas, o que pode estar dando lugar a novos problemas, conflitos e resistências, como expressão da insatisfação dos docentes.

Palabras clave : Sindicalismos; docentes; lutas sindicais; insatisfação docente; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )