SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9From action research to the development of citizenshipEducational policies in southern South America: a case study in the municipality of Porto Alegre, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

GRANJO, Paulo. Aprendendo o perigo e a ser um de nós. Integração profissional na indústria de refinação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2007, n.9, pp.103-123. ISSN 1645-7250.

Partindo da observação participante da laboração na refinaria de Sines, este artigo expõe a forma como os trabalhadores aprendem e apropriam o perigo laboral, através de um processo auto-organizado de “participação periférica legítima”, e discute as capacidades e potencialidades que os conhecimentos e as noções nele reproduzidos apresentam para a gestão do perigo tecnológico - no contexto estudado e num âmbito mais geral. O equacionamento desta questão torna-se legítimo e necessário pelo facto de o processo de aprendizagem e integração profissional que foi observado ter efeitos directos sobre a percepção da ameaça (reproduzindo uma visão não probabilística do perigo conducente a atitudes baseadas no “princípio da precaução”), na limitação dos perigos decorrentes da tecnologia manipulada e na neutralização de factores sociais que os potenciam.

Keywords : Aprendizagem; participação periférica legítima; indústria; incerteza; perigo; Portugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )