SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10Education and History of the Present TimeRecords on the sociological investigation. Possibilities and the research’s standards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

LEITE, Olivia S.L.  and  DUARTE, José B.. Aprender a Ler o Mundo. Adaptação do método de Paulo Freire na alfabetização de crianças. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2007, n.10, pp.41-50. ISSN 1645-7250.

Ao visitar escolas como supervisora pedagógica, a investigadora notou que as aulas de recuperação em alfabetização eram uma continuidade das aulas regulares e, numa tentativa para procurar soluções para alfabetizar as crianças analfabetas, planificou uma investigação-acção fundamentada na pedagogia crítica de Freire, em que ela actuou como professora. Numa escola de 218 alunos, a investigadora escolheu 12, oficialmente situados em classes avançadas mas, na realidade, analfabetos, e convidou-os para uma turma especial onde, durante 48 horas e duas vezes por semana, quatro horas de cada vez, ela tentou ensiná-los a ler e escrever. As actividades foram precedidas de intenso diálogo entre os estudantes e a investigadora-professora, por reconhecer a importância fundamental da oralidade na prática da alfabetização. Mas aquela participação oral permitiu também conhecer os temas da vida real dos estudantes e as “palavras geradoras” correspondentes, de modo a fazer aumentar a sua consciência crítica, como propõe Freire.

Keywords : alfabetização; pedagogia crítica; palavras geradoras; Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )