SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Apontamentos sobre a investigação sociológica: possibilidades e caminhos da pesquisaA formação do professor investigador na escola e as possibilidades da pesquisa colaborativa: um retrato sem retoques índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

POL, Milan; HLOUKOVA, Lenka; NOVOTNY, Petr  y  ZOUNEK, Jií. Em busca do conceito de cultura escolar: Uma contribuição para as discussões actuais. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2007, n.10, pp.63-79. ISSN 1645-7250.

Este artigo gira em torno do conceito de cultura escolar. As suas inúmeras definições e a evidente ausência de delimitação deste conceito serviram como impulso para o nosso estudo, uma vez que, a própria noção de cultura de escola tende a ser limitada. As várias definições de cultura escolar estão devidamente documentadas, fora da Pedagogia, por três ciências tradicionais - Gestão, Antropologia e Sociologia - e o potencial de “aproximação integrativa“ está centrado no sujeito. Estas várias definições incluem a caracterização dos diferentes modos como se define cultura da escola. Este artigo assenta na análise de artigos relevantes escritos em inglês, alemão, checo e eslovaco.

Palabras clave : cultura escolar; aproximação integrativa; organização; contribuições científicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )