SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue11Restructuring a Nordic Model in EducationContinuous Progression: Why the revision of the Learning Cycles? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

NORMAND, Romuald. Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.11, pp.49-76. ISSN 1645-7250.

A performance e a eficácia instituíram-se como prioridade das actuais políticas de educação. Quais os motivos que levaram à sua afirmação como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construção das teses fundamentais que contribuíram para a denúncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retórica reaccionária, instalada nos últimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando à escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexão sobre o papel dos sociólogos da educação na compreensão da interacção dos vários agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicações do capitalismo nas políticas educativas.

Keywords : Mercado; performance; accountability; school effectiveness; agenda neoconservadora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )