SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora‘As intermitências da Morte’: debate acerca do direito à literatura lusófona no processo de alfabetização de jovens e adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

DUARTE, José B.. Estudos de caso em educação. Investigação em profundidade com recursos reduzidos e outro modo de generalização. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.11, pp.113-132. ISSN 1645-7250.

Investigadores com parcos recursos e até sozinhos, mas pondo à prova as suas qualidades de pesquisa, podem dar uma contribuição séria para a investigação, através do estudo de caso, em alternativa a estudos de perspectiva mais vasta mas que exigem mais recursos em material e pessoas. E esse estudo pode obviamente ser depois prosseguido com futuros trabalhos do próprio ou de outros investigadores. A reflexão que segue baseia-se em vários autores com particular incidência em obras de Stake (1995; 1998) e Yin (1994; 2005), procurando delinear os procedimentos a seguir na adopção do estudo de caso em problemas educacionais, e inclui, em complemento, as ideias-chave de alguns estudos de caso sobre educação inventariados por Yin (2005).

Palabras clave : Estudo de caso; investigação em profundidade; generaliza-ção; experiência vicariante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )