SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Memória para a frente, e... o resto é lotaria dos exames: A reforma do ensino liceal em 1947O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa: as representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

DIAZ, José Maria Hernández. A Escola Rural em Espanha na primeira fase do franquismo (1939-1951). Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.12, pp.65-78. ISSN 1645-7250.

Após a guerra civil espanhola (1936-1939), durante os anos de 1939 a 1951, assistimos em Espanha a um período de dura repressão contra todas as manifestações educativas republicanas, socialistas e de esquerda. Ao mesmo tempo, por razões de isolamento face ao exterior, de sobrevivência económica, e de construção ideológica e política do novo Estado fascista, a Espanha ruraliza-se. A escola rural vai ocupar, durante estes anos, um lugar central e de relevo no novo modelo educativo do regime de Franco. Será o coração da nova educação fascista.

Palabras clave : Educação; Espanha; Estado fascista; escola rural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )