SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12O acesso das mulheres à docência nos Institutos de Ensino Secundário, em Espanha: condições de acesso e característicasComemorações, rituais e quotidianos na formação de professores (1959-1989) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

BRAS, José Gregório Viegas. A higiene e o governo das almas: o despertar de uma nova relação . Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.12, pp.113-138. ISSN 1645-7250.

A higiene deu início a um novo processo de psicologização. A higiene invadiu a sociedade e medicalizou os hábitos de vida, introduziu o dever de saúde, levando cada um a cuidar de si próprio. A higiene mais não é do que um saber que veio permitir uma nova salvação, um novo exercício de regulação e vigilância. É um saber que veio estruturar a sociedade, transformar a população e cada um em particular. Este processo de mudança veio exigir de todos uma busca de aperfeiçoamento a partir de uma nova matriz, um novo imaginário. Um novo mundo mental foi criado, novas formas de pensar, sentir e agir foram introduzidas na vida das pessoas, e nesta precisa medida, podemos dizer que uma nova alma foi criada. A partir deste novo saber, cada um se problematizou (se pensou) e construiu de maneira diferente. Neste sentido, a higiene é também um conhecimento “psi”.

Palabras clave : saúde; governo; corpo; educação física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )