SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Comemorations, rituals and routines in teachers training (1959-1989) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

MIMOSO, Anabela Brito de Freitas. Provérbios: uma fonte para a História da Educação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.12, pp.155-163. ISSN 1645-7250.

Embora geralmente de origem erudita, os provérbios acabaram por ser consagrados pelo povo que os preservou do esquecimento e os divulgou. Sob a forma de sentença, encerram conhecimentos milenares feitos de experiência e seduzem-nos, ainda hoje, pela agudeza do raciocínio, pela beleza das suas metáforas. É tempo de a História da Educação se interessar também pelo conhecimento da importância que o povo tem dado ao saber e de perceber como tem entendido ele o processo de ensino/aprendizagem. O estudo foi levado a cabo recorrendo à análise de conteúdo e, contrariamente ao esperado, chegouse à conclusão de que os provérbios conferem à educação uma grande importância, expressa não só pelo número de provérbios a ela dedicados (411), mas também pelas apreciações positivas aí contidas.

Keywords : Paremeologia; educação; provérbios; literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )