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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

MIMOSO, Anabela Brito de Freitas. Provérbios: uma fonte para a História da Educação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2008, n.12, pp.155-163. ISSN 1645-7250.

Embora geralmente de origem erudita, os provérbios acabaram por ser consagrados pelo povo que os preservou do esquecimento e os divulgou. Sob a forma de sentença, encerram conhecimentos milenares feitos de experiência e seduzem-nos, ainda hoje, pela agudeza do raciocínio, pela beleza das suas metáforas. É tempo de a História da Educação se interessar também pelo conhecimento da importância que o povo tem dado ao saber e de perceber como tem entendido ele o processo de ensino/aprendizagem. O estudo foi levado a cabo recorrendo à análise de conteúdo e, contrariamente ao esperado, chegouse à conclusão de que os provérbios conferem à educação uma grande importância, expressa não só pelo número de provérbios a ela dedicados (411), mas também pelas apreciações positivas aí contidas.

Palavras-chave : Paremeologia; educação; provérbios; literatura.

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