SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13Private Tutoring as a subject in a case study: some results from Aquarela CityKnowledge and Power of 1905 Portuguese Reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

STRECK, Danilo R.. Educação e transformação social hoje: alguns desafios político-pedagógicos. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.13, pp.89-100. ISSN 1645-7250.

O artigo discute as possibilidades e os limites de uma pedagogia transformadora hoje. A reflexão inicia com uma tentativa de identificar algumas características da educação de nosso tempo. São destacados dois fatos como possíveis norteadores de um exercício de síntese: a chamada crise das utopias e a reconfiguração dos tempos e dos lugares de ensinar e aprender, colocando em xeque principalmente o papel clássico da escola. Dentre os desafios, que ao mesmo tempo se colocam como horizonte, são destacados: a) a necessidade de ouvir as muitas vozes de dissenso, entre elas aquelas silenciadas; b) o empenho por transformar os espaços educativos, novos e antigos, em ethos de humanização; c) assumir a pluralidade de tempos como uma oportunidade de alargar a visão e fazer espaço em nossos mundos de vida para a diversidade de experiências.

Keywords : Transformação social; pós-modernidade; utopia; dissenso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )