SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Avaliação e fracasso escolar: questões para debate sobre a democratização da escolaSerão realmente especiais as necessidades educativas dos alunos e alunas: A intencionalidade do discurso. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

SILVA, Maria Odete Emygdio da. Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2009, n.13, pp.135-153. ISSN 1645-7250.

O caminho da exclusão à inclusão das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais está relacionado com as características económicas, sociais e culturais de cada época, as quais são determinantes para o modo como se perspectiva a diferença. Exclusão, segregação, integração e, nos tempos actuais, inclusão, marcam um percurso, ao qual estão subjacentes concepções e práticas, relativamente às quais, no caso da inclusão, entendida como educação inclusiva, a formação de professores é um dos factores fundamentais à sua implementação.

Palabras clave : Segregação; integração; inclusão educativa; educação inclusiva; análise de necessidades de formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )