SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15Evaluation of education and the building of quality indicators: Theoretical and methodological approachesGoodness, altruism and cooperation. Evolutionary considerations for education and environmental ethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

SIMOES, Ana Raquel  and  POMBO, Lúcia. Linhas orientadoras para avaliação de encontros científicos. O exemplo de um exercício avaliativo.. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.99-111. ISSN 1645-7250.

Este artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o colóquio e sobre o próprio processo de avaliação. O processo avaliativo do colóquio permitiu: (i) sublinhar a importância da avaliação nos encontros científicos, como sendo promotores de melhoria em futuros eventos e (ii) validar um instrumento avaliativo que poderá servir de exemplo e de orientação para utilização noutros eventos científicos. Salienta-se, de acordo com o estudo de referência, a mais-valia da utilização de duas fases avaliativas, que permitiram não só a validação dos dados em jeito de triangulação, como também a possibilidade de apresentar no próprio evento uma primeira análise impressionista acerca do mesmo, criando entusiasmo junto do público e servindo como factor de motivação, interesse e reflexão sobre o próprio processo avaliativo.

Keywords : avaliação; linhas orientadoras; encontros cientícos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )