SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15Curriculum and multiculturalism: reflections for the training of educatorsTeacher training and textbook: valuation and control of school knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

BACKES, José Licínio. A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afirmação de suas identidades. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.137-146. ISSN 1645-7250.

O texto é resultado da pesquisa docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, “A afirmação da identidade negra pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva”, financiada pela FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar a produção de identidades culturais negras por meio do currículo que circula no Ensino Superior. A compreensão de currículo é inspirada nas teorias pós-críticas, sendo visto como campo de luta e contestação, campo que produz identidades e diferenças no território da cultura. É um campo de disputa, onde algumas identidades são legitimadas, outras não.

Keywords : Cultura; identidade; currículo; negro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )