SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15The presence of black cultural subjects in the context of higher education and the assertion of their identity“I like to be teacher and I like children” - the professional choice of men by teaching in elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

HORIKAWA, Alice Yoko  and  JARDILIN, José Lima. A formação de professores e o livro didático: avaliação e controle dos saberes escolares. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.15, pp.147-162. ISSN 1645-7250.

Este trabalho pretende enfocar o contexto histórico-cultural que justifica o destaque que o livro didático recebe hoje nas instituições escolares do Brasil. Com esse objetivo apresentamos, inicialmente, um breve panorama dos processos de formação de professores que marcaram e marcam a história educacional deste país, pois é nossa convicção de que a crescente produção de livro didático no Brasil associa-se com a formação de educadores no âmbito da formação inicial e continuada. Na segunda parte, apresentamos um panorama histórico, expondo uma experiência estatal de avaliação de livros didáticos produzidos no país, mobilizados pelo objetivo de demonstrar em que medida esse processo avaliativo contribui para o aprimoramento da qualidade de ensino oferecido às camadas populares.

Keywords : Formação do professor; Texto escolar; Política Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )