SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Considerações sobre a educação para a arte e para a cultura, ou ´´como levar Clio à escola``Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal: uma análise comparativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

TAVARES, Cristina Zukowsky. Formação em avaliação como um caminho para a profissionalização docente. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.16, pp.59-74. ISSN 1645-7250.

Neste artigo problematizo a hegemonia da ´´avaliação como medida`` nas ações e concepções docentes. Utilizando a reflexão e prática em avaliação como estratégia de formação, por meio da pesquisa-ação construiu-se um elo de coerência com um conceito de educação mais libertária e política e um ensino pautado por uma diversificação de estratégias de trabalho e atendimento ao aluno. Como resultados pode-se notar que os docentes ampliaram construtos teórico-práticos e os questionamentos oportunizaram a reflexão coletiva em avaliação, fortalecendo atitudes mais críticas na análise das concepções que norteiam suas ações. Assim, concebe-se um profissional da educação em ´´sentido amplo``, que compreende as questões educacionais para além das paredes de sua sala de aula em um contexto cultural, social e educacional expandido, valorizando sua autonomia, com uma dimensão crítico-reflexiva que permita avaliar o seu percurso profissional e o desenvolvimento de seus alunos tendo em vista fins políticos, pedagógicos e emancipatórios.

Palabras clave : Avaliação formativa; formação de educadores; formação em avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )