SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17Individual and minority rights: the Brazilian State and the challenge of indigenous formal education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

ESTEVAO, Carlos V.. Democracia, Direitos Humanos e Educação: Para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.17, pp.11-30. ISSN 1645-7250.

Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.

Keywords : democracia; direitos humanos; justiça; educação para os direitos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )