Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Lusófona de Educação
versión impresa ISSN 1645-7250
Resumen
ESTEVAO, Carlos V.. Democracia, Direitos Humanos e Educação: Para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.17, pp.11-30. ISSN 1645-7250.
Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.
Palabras clave : democracia; direitos humanos; justiça; educação para os direitos humanos.