SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Direitos individuais e direitos de minorias: o Estado brasileiro e o desafio da educação escolar indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

ESTEVAO, Carlos V.. Democracia, Direitos Humanos e Educação: Para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.17, pp.11-30. ISSN 1645-7250.

Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.

Palabras clave : democracia; direitos humanos; justiça; educação para os direitos humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )