SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17The (De) construction of educational knowledge in the theory of the educationEvaluation, Learning and Curriculum: An aproach confronted by a global agenda author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

ALMEIDA, José Luis Vieira de  and  GRUBISICH, Teresa Maria. O ensino e a aprendizagem na sala de aula numa perspectiva dialética. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.17, pp.65-74. ISSN 1645-7250.

Neste texto discute-se, pelo enfoque da mediação dialética, a relação entre ensino e aprendizagem e seus efeitos na sala de aula. Com este trabalho pretende-se contribuir para que alguns equívocos a respeito dessa relação sejam dirimidos e para que os professores compreendam melhor o que é o ensino, o que é a aprendizagem, que tipo de relação existe entre ambos e qual é o papel do professor quanto a esses processos, que implicam bases filosóficas que devem ser conhecidas e bem compreendidas pelos docentes.

Keywords : ensino; aprendizagem; dialética; mediação; sala de aula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )