SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18Educational reform and production of ways of being and thinking: the experience of Rio Grande do Sul between the years 1930's and 1950'sArt in elementary school: corpor(eity), fragmented curriculum, versatility and multi-artistic team author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

PEREIRA, Marcos Villela. Contribuições para entender a experiência estética. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.18, pp.111-123. ISSN 1645-7250.

Este trabalho coloca em análise algumas concepções sobre arte, obra de arte, atitude estética e experiência estética com o intuito de propor o exercício da racionalidade estética como uma ampliação da capacidade dos sujeitos para orientar sua percepção e compreensão ante as infinitas possibilidades da existência. A razão estética habilita o sujeito para que se concebam mundos não apenas a partir de e/ou sobre esquemas referenciais, mas, a partir de e sobre a experiência da presentificação do que existe, do ser-aí, da história efeitual e da desrealização dos limites estabelecidos pelas formas tradicionais de racionalidade. Postulo a idéia da experiência estética como uma oportunidade de ampliação, de desvelamento e de expansão da subjetividade na medida que representa uma abertura para a coleção de exemplos que são a arte e a vida. A atitude estética é uma atitude desinteressada, é uma abertura, uma disponibilidade não tanto para a coisa ou o acontecimento "em si", naquilo que ele tem de consistência, mas para os efeitos que ele pode produzir.

Keywords : estética; experiência; experiência estética; arte; subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )