SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19An international experience of training teachers for inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

GARDOU, Charles. Pensar a deficiência numa perspetiva inclusiva. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.19, pp.13-23. ISSN 1645-7250.

O que há de mais cultural do que definir a deficiência e dar-lhe respostas? A deficiência afecta a pessoa mas também o seu contexto mais alargado, pressionando a ordem cultural reinante. Vem de qualquer modo corromper o ideal enraizado numa cultura. Um ideal que delimita a conformidade, define os “fora da lei”, elabora categorias, vigia o conformismo das pessoas, cria e sustenta processos de interação, de oposição ou de segregação. Este artigo interroga os modos de a conceber e de a tratar na nossa cultura. Questiona de facto o formato estabelecido e as representações culturais comuns. Numa perspetiva inclusiva, convida a uma “desconstrução” e a “Novas Luzes” em relação à deficiência.

Keywords : Inclusão; cultura; reinvenção da ordem social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )