SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Challenges of the inclusion in Portugal: the importance of leisure time activities in the promotion of learningAnálise das condições organizadas em uma escola para promover a inclusão de alunos surdos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

MONTEIRO, Alcides A.. Autonomia e co-responsabilidade ou o lugar da Educação de Adultos na luta pela inclusão social. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.19, pp.67-83. ISSN 1645-7250.

Como pode a Educação de Adultos contribuir para a inclusão social de grupos mais desfavorecidos? Usando o exemplo de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) dirigidos a mulheres desempregadas e residentes em meio rural, o presente texto visa analisar o modo como a Educação se pode transformar num passo importante para que estes adultos vejam reforçada a sua condição de cidadania e a capacidade para participarem na determinação do seu destino. No contexto de uma sociedade do risco, a formação para a autonomia, a (auto)reflexividade e a co-responsabilidade é a resposta encontrada para atingir o objectivo da inclusão social.

Keywords : Sociedade do risco; educação de adultos; inclusão social; autonomia; co-responsabilidade; (auto)reflexividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )