SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Education for entrepreneurship as social inclusion facilitator: A case in higher educationFrom “learning how to do” to “learning by doing”: the practices of inclusive education, at school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

SILVA, Maria Odete Emygdio da. Educação Inclusiva: um novo paradigma de Escola. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2011, n.19, pp.119-134. ISSN 1645-7250.

A identidade é definida pela relação que estabelecemos com os outros que estão à nossa volta, que nos ajudam a “vermo-nos” como uma pessoa com características próprias. A escola é, assim, um espaço privilegiado para essa perceção, pela interação que proporciona, que deve criar ambientes estimulantes e ricos, condições fundamentais para o desenvolvimento adequado de qualquer indivíduo. Tendo em conta estes pressupostos, a educação inclusiva faz todo o sentido. No entanto, suscita dúvidas e questionamentos aos professores, sobretudo a nível da implementação de estratégias que têm em conta a turma como uma entidade heterogénea. Donde a pertinência de formação neste âmbito, alguma da qual, decorrente de investigação que realizámos ou orientámos, refletimos aqui.

Keywords : Educação inclusiva; formação de professores; análise de necessidades de formação; investigação-ação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )