SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Formation and supervision: what instigates teachers? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

LUCIO-VILLEGAS, Emilio. A construção da cidadania participativa através da educação. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.13-29. ISSN 1645-7250.

Neste artigo procuro discutir as relações entre educação, neste caso particular entre educação de adultos, e participação, enquanto caminhos e formas de cidadania. Parto do pressuposto de que a participação e a cidadania estão inter-relacionadas: os indivíduos só são cidadãos de pleno direito se tiverem possibilidades de participar na res publica. Abordo igualmente a Investigação Participativa enquanto metodologia de desenvolvimento do processo de participação. De seguida, apresento quatro experiências relacionadas com o Orçamento Participativo adoptado na cidade de Sevilha. O final deste artigo inclui algumas conclusões que destacam as tensões e as contradições que emergem dessas experiências.

Keywords : educação de adultos; cidadania; participação; orçamento participativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )