SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Edifying a participative citizenship through educationInternal school factors associated to school dropout in Chile: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

COIMBRA, Maria de Nazaré Castro Trigo; MARQUES, Anabela Teixeira  and  MARTINS, Alcina Manuela de Oliveira. Formação e supervisão: o que move os professores?. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.31-46. ISSN 1645-7250.

A finalidade deste estudo é identificar que professores frequentam o Curso de Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Supervisão. Interessa determinar o perfil desses professores, averiguar as suas percepções da supervisão, verificar o que os motiva a investirem na formação contínua e no desenvolvimento profissional e quais são os seus interesses, ao iniciar um segundo ciclo de estudos. Em contexto de formação especializada, foi concretizado um estudo de caso numa Universidade Portuguesa, com aplicação de metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que os professores mais motivados, convencidos da utilidade do seu trabalho, procuram, na concretização de um segundo ciclo de estudos no Ensino Superior, uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. Interessa-lhes o aperfeiçoamento da praxis em interligação com theoretical inputs, através de uma reflexão estruturada, actualização científico-pedagógica, investigação em acção e consequente melhoria das práticas. O estudo evidencia o imperativo da formação docente para uma supervisão formativa e democrática, enquanto factor de mudança do processo educativo e da escola, entendida como comunidade supervisiva aprendente.

Keywords : ensino superior; formação; supervisão; identidade; desenvolvimento profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )