SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Linguistic Diversity in the Portuguese SchoolContribuições para entender a experiência estética author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

MONTAGNA, Gianni; CARVALHO, Cristina; CARVALHO, Hélder  and  CATARINO, André. O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.20, pp.99-108. ISSN 1645-7250.

A possibilidade de manter os mais importantes elementos do design criados pelo designer será possível através de uma mistura de estratégia e conhecimento que o designer deverá ser capaz de gerir da maneira mais proveitosa. O comportamento individual e reservado, geralmente assumido e projetado aos outros intervenientes no processo de desenvolvimento de novos produtos, por parte do designer, já não são suficientes para enfrentar as necessidades cada vez mais competitivas da indústria e do mercado. As ideias e os conceitos que podem ser transmitidas ao designer por um grupo de trabalho permitem a aquisição de múltiplas visões acerca do mesmo objeto em termos de conceito, utilização, produção e mercado, que seriam impossíveis de serem fornecidas por um único indivíduo devido a uma observação subjetiva e à limitação de experiências. A metodologia da investigação multidisciplinar é, sem dúvida, o caminho mais importante a seguir e deverá ser introduzido no ensino de design das escolas desde o princípio e especialmente desde que o Acordo de Bolonha veio reduzir drasticamente as horas de contato entre alunos e docentes.

Keywords : design conceptual; investigação multidisciplinar; design e tecnologias; ensino do design; metodologia de design.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )