SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22The Adventures of Pinocchio in the light of Educational Imaginary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

HERNANDEZ DIAZ, José María. Associações de professores e sindicatos em Espanha, durante a transição da ditadura de Franco para a democracia (1970-1983). Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.13-38. ISSN 1645-7250.

Este artigo analisa os processos do associativismo e a emergência do sindicalismo livre dos professores em Espanha que deixam a ditadura de Franco e se inserem na democracia e na liberdade. Contemplou-se um conceito abrangente de transição política, partindo da reforma educativa de 1970 até ao início do governo socialista em 1983 com as suas propostas de mudança educacional. Associativismo, sindicalismo e movimentos de renovação pedagógica configuram os âmbitos de construção da identidade profissional e democrática do amplo sector dos docentes dos diversos níveis de ensino em Espanha numa década-chave da sua história contemporânea, como é a dos anos 70 do século XX.

Keywords : associativismo; sindicatos; transição; democracia; Franco.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )