SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue22Teachers associations and unions in Spain during the transition from Franco dictatorship to democracy (1970-1983)The ethical commitment of the social educator author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Lusófona de Educação

Print version ISSN 1645-7250

Abstract

ARAUJO, Alberto Filipe  and  RIBEIRO, José Augusto. As Aventuras de Pinóquio à luz do Imaginário Educacional. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.39-53. ISSN 1645-7250.

O estudo agora apresentado pretende mostrar que o tema da iniciação, e enquanto ritual de passagem, nas Aventuras de Pinóquio (1883) adquire uma maior espessura semântico-reflexiva à luz do “romance de formação” (Bildungsroman). Assim sendo, o enredo ficcional da obra de Pinóquio contribui quer para o enriquecimento do imaginário educacional, quer para a reflexão crítica sobre o papel de uma escola mais interessada em fabricar marionetes submetidas ao princípio do” mesmo para todos” do que promover condições para que cada sujeito descubra o seu destino numa alteridade sempre desejada.

Keywords : iniciação; romance de formação; imaginário educacional; escola.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )