SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Asociacionismo y sindicalismo docente en España durante la transición de la dictadura de Franco a la democracia (1970-1983)El compromiso ético del educador social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

ARAUJO, Alberto Filipe  y  RIBEIRO, José Augusto. As Aventuras de Pinóquio à luz do Imaginário Educacional. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.39-53. ISSN 1645-7250.

O estudo agora apresentado pretende mostrar que o tema da iniciação, e enquanto ritual de passagem, nas Aventuras de Pinóquio (1883) adquire uma maior espessura semântico-reflexiva à luz do “romance de formação” (Bildungsroman). Assim sendo, o enredo ficcional da obra de Pinóquio contribui quer para o enriquecimento do imaginário educacional, quer para a reflexão crítica sobre o papel de uma escola mais interessada em fabricar marionetes submetidas ao princípio do” mesmo para todos” do que promover condições para que cada sujeito descubra o seu destino numa alteridade sempre desejada.

Palabras clave : iniciação; romance de formação; imaginário educacional; escola.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )