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Revista Lusófona de Educação

versão impressa ISSN 1645-7250

Resumo

ARAUJO, Alberto Filipe  e  RIBEIRO, José Augusto. As Aventuras de Pinóquio à luz do Imaginário Educacional. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.39-53. ISSN 1645-7250.

O estudo agora apresentado pretende mostrar que o tema da iniciação, e enquanto ritual de passagem, nas Aventuras de Pinóquio (1883) adquire uma maior espessura semântico-reflexiva à luz do “romance de formação” (Bildungsroman). Assim sendo, o enredo ficcional da obra de Pinóquio contribui quer para o enriquecimento do imaginário educacional, quer para a reflexão crítica sobre o papel de uma escola mais interessada em fabricar marionetes submetidas ao princípio do” mesmo para todos” do que promover condições para que cada sujeito descubra o seu destino numa alteridade sempre desejada.

Palavras-chave : iniciação; romance de formação; imaginário educacional; escola.

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