SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22La educación y formación de adultos (1999-2010): la progressiva importancia de la educación y formación para la competitividadeLa modalidad de elección del diretor en las escuelas públicas portuguesas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Lusófona de Educação

versión impresa ISSN 1645-7250

Resumen

PRESTES, Emília Maria da Trindade. A avaliação de políticas sociais: questões teóricas, metodológicas e políticas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.85-101. ISSN 1645-7250.

O texto discute os aspectos teórico-metodológicos e políticos que orientam a avaliação de políticas sociais, comenta, de forma específica, a avaliação da política brasileira de qualificação do trabalhador, adotada no país na década de 1990, questiona as possibilidades de se empregarem modelos de avaliação que possibilitem leituras capazes de expressar as singularidades e a diferenciação das realidades múltiplas e conclui que as inovações e as alternativas dos procedimentos avaliativos ainda não conseguem desbancar os modelos de avaliação tradicionais ancorados em testes estatísticos estandardizados e comparados.

Palabras clave : avaliação de políticas públicas; modelos teórico-metodológicos de avaliação de políticas sociais; avaliação de política de qualificação profissional.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )