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Revista Lusófona de Educação
versión impresa ISSN 1645-7250
Resumen
PRESTES, Emília Maria da Trindade. A avaliação de políticas sociais: questões teóricas, metodológicas e políticas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2012, n.22, pp.85-101. ISSN 1645-7250.
O texto discute os aspectos teórico-metodológicos e políticos que orientam a avaliação de políticas sociais, comenta, de forma específica, a avaliação da política brasileira de qualificação do trabalhador, adotada no país na década de 1990, questiona as possibilidades de se empregarem modelos de avaliação que possibilitem leituras capazes de expressar as singularidades e a diferenciação das realidades múltiplas e conclui que as inovações e as alternativas dos procedimentos avaliativos ainda não conseguem desbancar os modelos de avaliação tradicionais ancorados em testes estatísticos estandardizados e comparados.
Palabras clave : avaliação de políticas públicas; modelos teórico-metodológicos de avaliação de políticas sociais; avaliação de política de qualificação profissional.